Sou uma mulher preta, paulistana, nascida no bairro da Barra Funda em um domingo de sol. Se alguém me perguntar quais são os dois substantivos que me definem eu respondo que eles tem tudo a ver com o dia que eu nasci: energia e alegria.
Quando criança não sabia muito bem que profissão queria seguir. Mas queria trabalhar falando inglês e, por causa de uma propaganda na televisão, trabalhar ao telefone com um fone headset. Eu achava aquilo muito chique.
Estudei inglês em uma escola do bairro, dos 12 aos 15 anos. Quando comecei a procurar emprego, alguns anos depois, percebi que ser bilíngue garantia uma vantagem financeira e celebrei ter feito essa escolha tão cedo.
Minha formação foi em Comunicação Social com ênfase em Radio e TV. Comecei a trabalhar fazendo um estágio em uma estação de rádio, mas pouco tempo depois fui trabalhar como atendente em um Call Center. Ali tive minhas primeiras experiências em Atendimento ao Cliente e Vendas. Mas minha carreira precisou de uma pausa para um projeto muito importante: teria meu primeiro filho.
Ninguém conta para as mulheres que ao se tornar mãe você se torna outra pessoa e ainda é cobrada a vencer na vida. É você por você mesma.
De repente eu me vi voltando ao mercado de trabalho, resgatando a profissional que eu era, com outras prioridades. Foi ali que eu decidi que não aceitaria mais trabalhos que me pagassem pouco, porque agora tinha a responsabilidade de ser mãe..
Quando voltei, fui trabalhar como vendedora em diferentes indústrias como telefonia, tecnologia, saúde bucal dentre outras que mostravam sua versatilidade. Até me encontrar em uma fabricante taiwanesa de componentes eletrônicos que estava chegando ao Brasil. Nesta empresa fiz carreira. Fiquei lá durante 10 anos. Iniciei como Auxiliar de Vendas e depois me tornei Assistente, a pessoa que busca e mapeia novas oportunidades. Quando fui promovida a Analista tive a oportunidade de viajar todo o Brasil fazendo negócios.
“Eu ajudo você a vender mais e a expandir seus negócios”. Esse é meu trabalho, o trabalho de uma Executiva de Vendas, profissão pela qual sou apaixonada. Vendas é algo que se aprende, mas é importante ter curiosidade, perfil analítico, conhecer do seu produto e mercado, ter boa comunicação para falar com clientes e fornecedores e principalmente ter excelente escuta para fazer a mágica acontecer.
Foi ness profissão que realizei meus maiores sonhos, desde pagar a escola particular do meu filho quanto proporcionar um réveillon confortável para a família. Eles são a minha base e minha maior referência. Minha mãe saiu de Belo Horizonte, começou a trabalhar como auxiliar de limpeza em São Paulo e chegou a supervisora de Facilities em uma multinacional. Meu pai era açougueiro e com ele eu aprendi o valor do empreendedorismo. Mas o maior orgulho foi, com o meu trabalho, ter conseguido comprar a minha casa própria.
Para o futuro eu quero mais. Ainda tenho muito a conquistar. Com energia e muita alegria, como um domingo de sol.
Meu nome é Leda Januário e eu sou mais uma (Se)mente.
* * *