Nasci no Grajaú, periferia da Zona Sul de São Paulo e sempre morei aqui. Sou filho de um profissional de construção autônomo e uma copeira. Meus pais se separaram quando eu tinha 2 anos e quando eu tinha 17 minha mãe faleceu.
Sempre estudei em escola pública, da creche ao ensino médio. Fui uma criança que gostava muito de lutas e esportes. Durante uma fase da minha vida eu até queria ir para Educação Física. Também gosto muito de estudar História e cheguei a cogitar ser professor. Mas como minha paixão era a Matemática, optei por ir para alguma área de Exatas. Escolhi Contabilidade.
Minha mãe era a minha grande incentivadora. Mesmo tendo apenas o ensino Fundamental incompleto, acreditava que a graduação era a grande chance dos filhos terem uma vida melhor. Ela também observava que os filhos das patroas se formavam e nunca deu a entender que nós não conseguiríamos.
No final do Ensino Médio eu prestei o ENEM. Não tive uma nota muito boa e tive que fazer cursinho. Mas foi legal porque consegui uma bolsa de estudos para o Mackenzie e fiz minha graduação pelo PROUNI. A princípio fiquei mais apreensivo, era uma realidade social bem diferente da minha. Mas com pouco tempo fiz amizades, principalmente com estudantes bolsistas e foi uma época muito boa.
Minha primeira experiência profissional foi como ajudante em uma rede de supermercados. Trabalhei também fazendo a parte elétrica de Construção Civil ajudando meu tio e cheguei a trabalhar em shopping. Mas quando entrei na faculdade eu consegui um estágio na área de Contabilidade já no primeiro semestre e continuo na área até hoje. Fiz uma boa escolha porque é uma área que tem bastante oferta de vagas de estágio. Foi bom estagiar logo no começo porque eu conseguia colocar em prática o que estava aprendendo na faculdade.
Minha maior realização profissional foi ter conseguido entrar em uma grande consultoria de auditoria contábil, uma das maiores multinacionais.
Trabalhar nessa consultoria foi a grande conquista da minha vida profissional. A concorrência é muito forte e quando eu consegui me senti muito realizado.
O plano de carreira dessa consultoria permitiu que eu me desenvolvesse bastante, até por estar inserido em diversas empresas de diferentes portes e segmentos. A nível pessoal também foi o começo de uma mudança financeira, de qualidade de vida e de começar a realizar sonhos. Fiquei 5 anos e saí de lá como auditor sênior. Quando saí assumi a posição de Coordenador Contábil em uma empresa do segmento de Moda.
Se fosse explicar o que faz um Contador de uma forma simples, eu diria que o meu trabalho é analisar o desempenho financeiro da empresa para verificar se ela está dando lucro ou prejuízo, avaliar se está no caminho certo.
A Contabilidade ainda é uma área que pessoas pretas vão se sentir solitárias. Tem poucas pessoas pretas em posição de gestão, para referência. Quem deseja entrar na área e ter sucesso precisa ter vontade de aprender. É o que mais avalio quando vou contratar alguém. Eu contrato pessoas sem experiência, mas é preciso ser esforçado e demonstrar isso.
Quero continuar crescendo profissionalmente. O próximo passo é me preparar para assumir uma gerência. Fazer uma pós, mergulhar em um segundo idioma. E pessoalmente ainda quero viajar bastante, conhecer a Europa, assistir um jogo da Champions League, ir para os Estados Unidos. Gosto bastante de viajar, gosto de praia, no Brasil mesmo ainda tem muitos lugares que eu não conheço.
Meu nome é Thiago Neves e sou mais uma (Se)mente.
* * *